Desenvolvimento da criança e controle do xixi e do cocô

A criança cresce e desenvolve gradativamente as habilidades que permitem maior independência em relação aos cuidados com o próprio corpo. Esse processo é lento, iniciado pelo desmame, seguido pela locomoção, linguagem, compreensão e aprendizagem das regras sociais, das quais se destaca o processo de desfralde para a utilização de sanitários entre dois e três anos de idade.

Esse desenvolvimento da criança que possibilita o controle corporal para conseguir reter por algum tempo o desejo de evacuar ou urinar denomina-se controle dos esfíncteres. O esfíncter é um músculo que controla a abertura e o fechamento de um determinado orifício. Entre os principais, destacamos o uretral e o anal, responsáveis pela eliminação da urina e das fezes. Controlá-los é mais uma etapa no desenvolvimento da criança.

A maioria das crianças começa a ser capaz de controlar os esfíncteres entre 1 ano e meio a 3 anos, com acidentes ocasionais neste período, e está com o controle pronto até os 5 anos em todas as fases do dia. Esta etapa é acompanhada de grandes mudanças físicas, cognitivas e socioafetivas, em que a criança deixa de ser um bebê e se torna capaz de usar seus sentidos, somados a seus aprendizados quotidianos.

As meninas geralmente iniciam e completando o treinamento esfincteriano mais cedo. O fato de os meninos aprenderem a usar o banheiro de duas maneiras diferentes, para urinar de pé e evacuar sentado, pode ser um dos fatores que torna o aprendizado mais demorado. Da mesma forma, fatores culturais limitam a aceitação da orientação que os meninos devem urinar sentados inicialmente, eliminando essa duplicidade no treinamento de esfíncteres.

O desenvolvimento da criança e a independência infantil

A aprendizagem do controle das necessidades fisiológicas representa uma tarefa de desenvolvimento da criança importante durante a fase pré-escolar, bem como de outras competências de autonomia ligadas ao sono, à alimentação e à higiene diária, sendo valorizada pela sociedade como um sinal de maturidade e adaptação, e pelos pais como o primeiro degrau de independência da criança.

A sequência normal desse processo se dá, primeiramente, pelo controle noturno das fezes, o qual pode ocorrer a partir de seis meses de idade. Quando a criança tem hábitos intestinais regulares entre 24 e 30 meses, é capaz de antecipar em alguns minutos a vontade de evacuar, o que facilita a transição fralda-bacio. Já o controle urinário diurno geralmente se consegue até 36 meses, porém, o noturno pode demorar até 60 meses de idade.

Algumas circunstâncias especiais, em que a criança está mais fragilizada, devem ser levadas em conta no início do processo de desfralde, como chegada de um novo irmão, morte recente na família, novo lar, nova creche ou escola, nova babá, doença importante recente e problemas de relacionamento entre os pais.

Cada criança é única e necessita de acompanhamento diferenciado. Não respeitar a essa individualidade e uma possível antecipação desse processo antes dos 18 meses de idade pode gerar frustrações e, quando associados a punições e ameaças, levar a traumas psicológicos. Estar “pronto” para esta etapa é importante para torná-la mais prazerosa e de menor duração.

Aproveite essa fase de mudanças e desenvolvimento para estreitar os laços de carinho, apoio e amor dentro da sua família.

Onde estamos

Conheça nossas Unidades

Matriz

Vila Tenente Sapucaia, 66 Centro, Florianópolis, SC
CEP: 88015-280

A clínica está localizada em rua sem saída e possui convênio com estacionamento da rua.

Filial (nova unidade)

Irmã Benwarda, 83 | 4º andar, Centro
CEP: 88015-270

× Como posso te ajudar?