A Dermatite Atópica (DA) é uma doença crônica da pele, não contagiosa e geralmente associada com história familiar de alergia como asma, rinite e dermatite. Estatisticamente, acomete 10 a 15% da população.
A DA é caracterizada por uma pele seca.. Causa coceira e lesões na pele, como se a última camada de hidratação da pele não fosse bem formada.
As crianças, desde bebês, apresentam brotoejas e lesões vermelhas nas bochechas. Com o crescimento, o ressecamento da pele se torna mais evidente e os locais de vermelhidão e coceira ocorrem geralmente em dobras de braços, pernas e região posterior das coxas. Os adolescentes apresentam lesões em mãos e pés.
Diagnóstico e tratamento da dermatite atópica
O diagnóstico da DA é clínico, ou seja, é feito pelo histórico do paciente e exame físico. Os exames de alergia têm melhor indicação clínica após os três anos de idade.
As crises de DA podem ser desencadeadas por fatores externos irritativos e quadros emocionais.
O tratamento da doença se dá, basicamente, com uma boa hidratação, que vai restaurar a barreira da pele e protege-la dos agentes irritantes como:
- água quente;
- amaciante de roupas;
- roupas de tecidos sintéticos;
- alimentos com corantes,
- conservantes ou alergênicos;
- sabonetes e xampus inadequados.
Pode-se utilizar óleo no corpo antes do banho para aumentar a eficácia da hidratação. Os hidratantes devem ser aplicados imediatamente após o banho, pois é quando são melhor absorvidos.
Cuidados diários
Os cuidados no dia a dia são:
- banho rápido, morno e com pouco uso de sabonetes e xampus (e esses, preferencialmente de glicerina ou dermatológicos);
- lavar as roupas com sabão líquido de cor clara ou sabão de coco e sem amaciante;
- usar sempre roupas de algodão (atenção aos uniformes da escola e meia calça das meninas);
- oferecer às crianças uma alimentação com o mínimo possível de produtos industrializados.