Etiqueta para prevenção contra a gripe: vamos praticar?

A temperatura no termômetro está ficando cada dia mais baixa. Com isso, aumenta a incidência da gripe e a importância de adotar medidas de prevenção contra a doença. Nossa recomendação para manter a gripe longe de você é:

Higienizar bem as mãos ajuda na prevenção contra a gripe

As mãos são um dos principais meios de se transmitir doenças. A higienização incorreta ou falta de higiene faz com que vírus e bactérias permaneçam em contato com a pele, favorecendo a disseminação de várias doenças, não só da gripe. Por isso é tão importante lavar as mãos da forma certa:

  1. Umedeça as mãos e coloque nelas um pouco de sabonete.
  2. Esfregue as palmas das mãos, uma na outra.
  3. Lave bem o espaço entre os dedos e os dedos.
  4. Esfregue as unhas na palma das mãos.
  5. Esfregue as costas das mãos.
  6. Enxague bem.
  7. Seque bem as mãos em uma toalha limpa ou toalha de papel.

Usar o braço como barreira de proteção

Tossir ou espirrar em direção às mãos para evitar a proliferação de doenças, ao contrário do que muitas pessoas acreditam e até ensinamos às crianças, é errado. O certo é cobrir a boca e/ou o nariz com o braço ao tossir ou espirrar. Dessa forma se evita contaminar as mãos com possíveis vírus ou bactérias. Mas atenção: o uso do braço como barreira de proteção não dispensa a necessidade de higienizar bem as mãos após tossir ou espirrar.

Cuidar de si para proteger os demais

Usar o braço para cobrir as vias aéreas ao tossir e/ou espirrar também é uma forma de proteger as outras pessoas da contaminação por vírus e/ou bactéria. Utilizar lenços descartáveis de papel também funciona nessa situação. Sem esquecer que a lavagem correta das mãos também é uma importante medida de proteção.

Fazer a higiene pessoal e dos objetos individuais

Tomar banho diariamente para manter o corpo limpo, lavar as roupas utilizadas no dia e escovar os dentes são medidas simples e eficazes de prevenir a gripe.

Manter os ambientes bem ventilados

É importante renovar o ar que circula dentro de casa, no trabalho e outros locais. Isso ajuda a evitar a circulação dos vírus e bactérias nos ambientes de convivência familiar, profissional e de lazer. Procurar deixar portas e janelas abertas nesses lugares, para que o ar circule, também evita a gripe.

Prevenir a doença está ao alcance de todos e não é tão difícil assim. Mas, mesmo que se siga todas as dicas, não há garantia de imunidade contra a gripe. Assim, um reforço para o organismo pode ser a vacina contra a doença. Quase todo mundo pode fazê-la, tornando a prevenção tamanho família!

Onde estamos

Conheça nossas Unidades

Matriz

Vila Tenente Sapucaia, 66 Centro, Florianópolis, SC
CEP: 88015-280

A clínica está localizada em rua sem saída e possui convênio com estacionamento da rua.

Filial (nova unidade)

Irmã Benwarda, 83 | 4º andar, Centro
CEP: 88015-270

× Como posso te ajudar?