Doenças que podem ser evitadas com a vacinação

BCG (tuberculose): doença infecciosa sistêmica que acomete predominantemente o trato respiratório e se transmite de uma pessoa para outra através de gotículas respiratórias.

Hepatite B: doença grave que pode causar a perda da função do fígado (cirrose hepática).

Poliomielite: doença que acometia essencialmente as crianças, conhecida como paralisia infantil.

Difteria: também conhecida como gripe, grave, infecciosa e transmissível, é causada por uma bactéria localizada nas vias respiratórias superiores, sufocando o paciente e levando à morte.

Tétano: doença neurológica muito grave, caracterizada por espasmos musculares fortes, causada pela toxina do bacilo do tétano, um micróbio que vive na terra, poeira da rua e nas fezes de pessoas e animais.

Coqueluche: tosse comprida. A doença causada por bactéria que afeta os brônquios e os pulmões pode durar até seis meses ou mais.

Hemófilos Influenza do tipo B: é a bactéria que, com maior frequência, causa meningite bacteriana em crianças com menos de 5 anos. Causa infecção generalizada, pneumonia, celulite e epiglotite aguda.

Pneumonia: a pneumocócica conjugada é uma vacina que fornece proteção contra 13 tipos de pneumococos responsáveis por infecções graves. Crianças a partir de 2 anos de idade, adultos, portadores de doenças cardíacas, anemia mieloma, múltiplo e aqueles sem baço devem ser submetidos a avaliações médicas para indicação da vacina.

Meningites: são processos infecciosos da membrana que envolve o cérebro e a medula espinhal.

Meningite Pneumococica: a bactéria streptococcus pneumoniase, conhecida como pneumococo, pode estar presente no fundo do nariz da criança (rinofaringe) sem causar doenças, fazendo parte da sua flora natural. As crianças que frequentam creches, escolinhas ou locais de aglomeração com outras crianças estão sujeitas à exposição e disseminação destas bactérias, podendo adquirir doenças pneumocócicas que podem trazer sérios riscos à saúde.

Hepatite A: a doença atinge o fígado, manifestando-se mais durante o verão. É transmitida por alimentos e água contaminada. A vacinação ocorre a partir de um ano de idade.

Sarampo: doença infecciosa aguda transmissível. O quadro clínico e o exantema costumam ser típicos. É uma doença muito grave, especialmente em pacientes desnutridos e imunocomprometidos. Já foi uma das principais causas de mortalidade infantil no Brasil e em todo o mundo.

Caxumba: doença infecciosa causada por vírus, transmitida pela via respiratória e caracterizada clinicamente pelo aumento das glândulas salivares, principalmente das parótidas.

Rubéola: doença exantemática, geralmente benigna, que começa na face e couro cabeludo, espalhando-se para o tronco e membros. Ocorre febre baixa e caroços, coriza e conjuntivite discretas. Em mulheres, pode provocar abortos ou má formação do feto.

Varicela (catapora): doença que provoca lesões na pele que são portas de entrada para outras infecções. O período de incubação é usualmente de 14 a 16 dias e as complicações são infecção das lesões, pneumonia, meningite e encefalite.

 

Dr. Cecim El Achkar
Médico Pediatra
CRM/SC 2239 RQE 1779

Onde estamos

Conheça nossas Unidades

Matriz

Vila Tenente Sapucaia, 66 Centro, Florianópolis, SC
CEP: 88015-280

A clínica está localizada em rua sem saída e possui convênio com estacionamento da rua.

Filial (nova unidade)

Irmã Benwarda, 83 | 4º andar, Centro
CEP: 88015-270

× Como posso te ajudar?