Desenvolvimento da criança de zero a um ano: guia completo

A primeira infância, de zero a seis anos, é o período mais importante para o desenvolvimento motor, mental, emocional, da linguagem e de socialização da criança. É fundamental estimulá-la nessa fase, para que ela tenha uma vida saudável e possa desenvolver-se da melhor forma possível na infância.

As crianças aprendem brincando. E a cada fase da vida, interagem a seu modo e assimilam as novidades a seu tempo, pois cada criança é única e só pode ser comparada com ela mesma. Não existe duas crianças iguais, por  isso, cada uma desbrava o mundo no próprio ritmo. Mas, no geral, são capazes de realizar ações semelhantes quando estão na mesma faixa etária, sob a orientação dos pais ou cuidadores. Prepare-se para vê-las crescer e divertirem-se juntos a cada novo ciclo:

De 0 a 2 meses

Este é o período mais  importante para  a vida da  criança e dos pais. É quando mãe e filho iniciam a amamentação, que é o vinculo mais forte  entre dois seres, e a saúde física e mental do bebê deve  ser otimizada  na  sua  dimensão máxima.

O  segundo maior investimento que os pais podem fazer nesse período é  criar uma rotina  para o recém-nascido desde o primeiro dia de vida, ensinando-o que o dia foi feito para  comer, passear e ficar acordado, e a noite foi feita para  dormir e  crescer. É à noite, enquanto a criança dorme, que o hormônio do crescimento age.

É fundamental  que os pais  criem a rotina para que o bebê mame de dia, pelo menos de três em três horas no início, deixando-o dormir à noite e oferecendo o peito somente se ele acordar para mamar. Mamando durante o dia e dormindo à noite o bebê cresce e se desenvolve.

Crianças pequenas costumam dormir muitas horas por dia. Os pais podem aproveitar o momento em que o filho está acordado para conversar ou cantar para ele, como já faziam  quando ele estava dentro do útero. Olhem-se nos olhos, estabelecendo um canal de  comunicação visual para ir despertando no bebê  a curiosidade e deixá-lo cada vez mais seguro.

O bebê reconhece e se acalma com a voz  da  mãe   e, aos poucos, estabelece uma comunicação. No início,  por meio do choro, pelo franzir da testa  ou pelo olhar  descobridor   que pode  sinalizar: um pedido  de  fome, um aviso  de frio ou calor, necessidade de aconchego ou dor. Quando o choro significa que o bebê está com dor a intensidade é maior do que o choro de quando ele está com fome, por exemplo. Ao mesmo tempo, a criança  cerra as mãos e encolhe  as pernas. Caso o bebê esteja com cólica, o choro só se abranda quando a  dor  passa.

Nos momentos em que o bebê está tranquilo, é possível iniciar a  missão caminhar, deixando-o de bruços um minuto a cada troca de fralda. Depois de duas semanas, permita que a criança fique nesta posição por mais tempo, cerca de dois minutos. Note que, primeiro, ele vai esticar as pernas. O segundo movimento será levantar e segurar a cabeça  e, em seguida, virar  para os lados. Por isso, coloque-o  sobre uma superfície  mais  firme, sobre a qual consiga virar  até 360 graus  para  os lados sem cair. O melhor local para exercitar o bebê é o chão, sobre um revestimento emborrachado.

De 2 a 4 meses

Quando o bebê já está maiorzinho, pode-se começar a oferecer objetos para ele tocar ou pegar com as mãos, para estimular o tato e ensiná-lo a segurar os próprios brinquedos, por exemplo. A missão caminhar continua, com ele permanecendo cada vez mais tempo de bruços no chão. É bom os pais, ao exercitar o filho,  fazer o mesmo, de frente para  ele. A criança vai adorar isso! Outra forma de chamar a atenção é colocar brinquedos coloridos para  ele  pegar. Apenas certifique-se de estão limpos porque irão para a boca, com certeza!

Entre dois e quatro meses, o bebê poderá até responder à mãe ou ao pai com uns “aaaa” ou “grrrr” e já  mostrar o sorriso social.  Nessa fase, além de descobrir a própria voz, os dois divertimentos do bebê,  até  ele engatinhar,  são: coçar a gengiva inferior quando está com a mão na boca e  produzir bolinhas de saliva.

De 4 a 6 meses

Nessa fase a posição de bruços, além de fortalecer o pescoço, também serve para estimular o bebê a rolar. Para isso, use objetos que despertem o interesse dele. Force-o a tentar alcançá-los ou localizar de onde vem o som da sua voz. Assim, você também o ensina a virar a cabeça.

Com 4 a 6 meses os bebês também já são capazes de demonstrar aceitação ou rejeição por algo. Portanto, dê um tempo a ele para se expressar quando oferecer alguma coisa nova, seja comida ou brinquedo.

É  nesta  idade  que eles começam a estranhar pessoas com as quais não estão habituados  no dia a dia. É uma fase que deve ser repeita. O bebê não deve ser forçado a ficar com pessoas pelas quais demonstre estranheza. Pelo contrário, os pais precisam ficar por perto e dar tempo ao bebê para se acostumar com o novo amigo.

De 6 a 9 meses

Os pais ansiosos por interação começam a se deleitar nesta idade, pois o bebê já tenta, de alguma forma, requisitar a atenção das pessoas e agradá-las, em busca de aprovação. Aproveite para incentivá-lo a passar o brinquedo de uma mão para a outra. Mas dê algo fácil para ele segurar. Demonstre a ele como fazer, explique, usando palavras que ele possa repetir. Assim, você aproveita o momento para estimular a fala.

Ficar com a criança no colo é delicioso, só que para aprender a rolar,  engatinhar para  trás, engatinhar para frente, levantar, andar e depois sentar o bebê precisa ficar no chão, em cima de um revestimento emborrachado, seja uma esteira ou um colchonete. Ensine-o pelo exemplo, fazendo os movimentos  que o bebê deve imitar.

Quanto mais tempo o bebê ficar no chão, mais  cedo ele vai andar e quanto mais cedo ele andar, mais cedo começa a desenvolver as habilidades. Não caia na tentação de deixá-lo no andador. Além de ser a maior causa de acidentes, o andador prejudica a visão espacial do bebê.

De 9 meses a 1 ano

É provável que entre os 9 meses e um ano de idade o bebê já esteja engatinhando por tudo e já se atreva a tentar levantar agarrado nos móveis. O continue  estimulando,  deixando-o no chão. Quando ele começar a andar agarrado no sofá, segure-o pelas duas mãos e saia caminhando com ele por aí, respeitando o ritmo da criança.

Nesta idade  ele já bate palmas, faz o aceno de “tchau” e manda beijo. Para  ensiná-lo a pegar objetos pequenos, usando o movimento de pinça, espalhe ao redor dele, quando estiver deitado  no chão e a uma distância que ele consiga alcançar, brinquedos menores  que não possa engolir ou se ferir. Fique por perto para evitar acidentes.

Propiciar bons momentos de interação e aprendizado não só ajuda o bebê a desenvolver habilidades motoras, como também a afetividade. Fortaleçam os laços em um ambiente seguro. Evite situações que possam causar algum tipo de acidente, como deixar uma toalha que ele possa puxar em uma mesa próxima a ele, colocá-lo para brincar no chão perto de uma tomada ou em local de fácil acesso a escadas. Quanto maior for o cuidado e o vínculo neste começo de vida, mais  saudável e feliz  será toda a família.

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