Cuidados para a pele dos adultos: quais estão disponíveis

Há uma série de cuidados para a pele dos adultos disponíveis para deixar a cútis com o aspecto mais saudável, bonito e jovem. É muito difícil existir uma imperfeição que eles não sejam capazes de corrigir. Rugas, marcas de expressão, olheiras, estrias e outros danos presentes na pele que incomodam podem ser facilmente resolvidos por intermédio dos tratamentos dermatológicos desenvolvidos para manter a pele saudável e gerar bem-estar.

Tratamentos que promovem os cuidados para a pele dos adultos

Entre os procedimentos estéticos que rejuvenescem e renovam a derme, os mais procurados pelos resultados que promovem são:

Toxina botulínica (para tratamento de rugas e hiperidrose)

As linhas de expressão, rugas profundas entre as sobrancelhas, perto do nariz, na testa e nos cantos dos olhos são os principais alvos das injeções de toxina botulínica na face. A substância bloqueia os sinais nervosos do cérebro para o músculo, causando a paralisia muscular e o relaxamento local. Sem o movimento dos músculos que provocam as marcas na pele, o rosto está livre da formação de rugas, pelo menos enquanto a toxina botulínica estiver fazendo efeito no organismo.

A substância é injetada diretamente no músculo em que é preciso causar a paralisia para prevenir o surgimento das rugas. A aplicação deve ser feita com cuidado para evitar que seja realizada nos músculos que não podem ser paralisados por desempenharem funções importantes na expressão natural de uma pessoa. É o caso do músculo que levanta as sobrancelhas, e nos músculos da linha do sorriso, necessários para as expressões dessa região e até para comer.

Outro uso é para o tratamento da hiperidrose, ou seja, da sudorese excessiva que ocorre isoladamente ou ao mesmo tempo na testa, nas mãos, nos pés e nas axilas. Um estudo aponta uma diminuição de 50% nos sintomas associados a condição na primeira semana do tratamento e de até 94% do quadro de hiperidrose após a segunda semana. Os resultados obtidos com o tratamento perduram por até 7 meses.

Preenchimento com ácido hialurônico

É na pele que se percebe primeiro os sinais do envelhecimento. A perda do volume da face, do colágeno e da viçosidade se deve, em parte, à redução da produção do ácido hialurônico, que acontece a partir dos 25 anos. A substância que preenche o espaço entre as células, principalmente da pele, conferindo volume, sustentação, hidratação e elasticidade ao órgão, aos poucos, deixa de ser produzida pelo organismo. Isso reflete no aparecimento das rugas.

O preenchimento é um procedimento realizado para repor esses volumes que se perdem e reparar imperfeições adquiridas ao longo da vida, como as cicatrizes. O principal objetivo dos preenchedores é melhorar os contornos e as formas da face. Algumas vezes o preenchimento com ácido hialurônico é feito junto com outros procedimentos para melhorar o resultado final.

Preenchimento de olheiras

Existem pessoas que têm olheiras profundas. As olheiras são as marcas arroxeadas ao redor dos olhos que geralmente estão associadas às noites maldormidas, mas que também tem outras causas. A mais comum é a hereditariedade. Outro fator frequente é a má circulação sanguínea. Alergia respiratória, estresse, abuso de sal, fumo e álcool também estão na lista de coisas que propiciam o surgimento das olheiras.

O preenchimento com ácido hialurônico também melhora o aspecto da área dos olhos por meio de um procedimento simples: a injeção da substância na região. A substância ocupa a parte que está mais funda, diminuindo o desnível existente entre as olheiras e as maçãs do rosto, dando ao rosto uma aparência mais descansada.

Skinbooster

O skinbooster é mais um tratamento disponível para eliminar rugas e devolver elasticidade à pele. Promove a hidratação e o rejuvenescimento a partir da injeção de ácido hialurônico na própria derme para estimular a absorção de água e a formação de colágeno. Diferente do preenchimento com a substância, que é feito para devolver o volume ao órgão, esse procedimento estimula a absorção de água e a regeneração natural da pele.

É indicado para quem não quer se submeter a procedimentos mais invasivos, como cirurgias plástica, ou quer complementar outros tratamentos. Serve para deixar a pele mais firme e hidratada, melhorar as rugas finas, a flacidez, a aparência e a textura. Rosto, colo, pescoço e mãos são as regiões do corpo mais comuns de serem tratadas com Skinbooster.

Dermaroller

Peles com cicatrizes causadas pela acne são as que podem se beneficiar mais com a técnica do microagulhamento ou dermaroller. O procedimento regenera a pele e além de tratar as marcas deixadas pelas espinhas, também é benéfica contra as rugas e flacidez ao provocar microfissuras e perfurações na pele para estimular a produção de colágeno.

As pequenas lesões na pele são causadas pelas 192 agulhas do roller, aparelho que o dermatologista manipula nas áreas do rosto, previamente anestesiadas, em que precisa haver a renovação do órgão. Após cada procedimento as agulhas são descartadas e não podem ser reutilizadas, nem mesmo na mesma pessoa.

Peeling químico

Os peelings químicos são efetivos no tratamento de rugas, manchas e cicatrizes, Também são indicados para diminuir as lesões pré-malignas como as queratoses actínicas, prevenir o câncer de pele e controlar a acne.

Agem na regeneração da pele ao provocar a destruição das camadas superficiais por meio da aplicação de agentes químicos cáusticos. No lugar, forma-se uma nova camada, com uma aparência geral melhor.

Os peelings servem para acelerar a esfoliação ou renovação da pele que acontece normalmente. Podem ser superficiais, médios e profundos. Os peelings superficiais precisam ser feitos em séries, enquanto os médios e profundos são realizados em aplicações únicas. Em todos há o rejuvenescimento da pele.

Enfim, são várias as possibilidades de cuidados para a pele dos adultos. O importante agendar uma consulta com o dermatologista para optar por aquela que atende às necessidades do caso. A escolha do tratamento correto faz toda a diferença na revitalização da beleza e para a autoestima.

Onde estamos

Conheça nossas Unidades

Matriz

Vila Tenente Sapucaia, 66 Centro, Florianópolis, SC
CEP: 88015-280

A clínica está localizada em rua sem saída e possui convênio com estacionamento da rua.

Filial (nova unidade)

Irmã Benwarda, 83 | 4º andar, Centro
CEP: 88015-270

× Como posso te ajudar?