O vestibular é, atualmente, um dos momentos mais esperados e, ao mesmo tempo, mais tensos para os jovens. Para aliviar essa tensão, existem algumas dicas sobre o que fazer na véspera da prova:
1) O sono é fundamental. A noite da véspera dos dias de provas é o momento para dormir, pelo menos, oito horas. É proibido passar a noite estudando. Se você estiver muito ansioso, distraia-se: saia, vá ao cinema, converse com amigos ou faça algum exercício físico. Depois disso, um bom banho e descanso.
2) Bebidas alcoólicas estão fora de cogitação. Não se arrisque a acordar no outro dia com dor de cabeça ou sintomas mais graves, como vômito e diarreia. A bebida alcoólica diminui, ainda, a capacidade intelectual.
3) O vestibular é um momento de bastante ansiedade e estresse, contudo, esses momentos são comuns ao longo da vida. Por isso, nem pense em usar drogas para ficar mais calmo. O risco é você depender delas todas as vezes em que tiver que resolver algum problema.
4) A alimentação deve ser sempre leve e sem exageros. Não experimentar alimentos novos na semana do vestibular, para não correr o risco de ter alguma indisposição. Comer a cada três horas.
5) Não se automedique. Se tiver problemas como, por exemplo, diarreia, dor de cabeça, falta ou excesso de sono, procure seu médico.
6) Não tome estimulantes. Seu efeito desejado passa e, como efeito posterior, sempre provocam depressão ou insônia.
7) Com o clima quente da época do vestibular é importante se hidratar bastante, tome muita água.
8) Procure uma atividade prazerosa para relaxar entre os estudos, descansando a mente.
9) Chegue cedo no local da prova e aproveite bem as horas a que tem direito. Responda as questões com calma e deixe as que não souber para o final.
Lembre-se: quem estudou antecipada e rigorosamente está preparado para realizar as provas. O vestibular é apenas um dos muitos testes que virão com a vida.
Dr. Cecim El Achkar
Pediatra