A importância da consulta odontológica na primeira infância

Para uma vida plena e saudável, os cuidados com a saúde devem começar logo na infância ou, ainda, nos primeiros anos de vida da criança. Nesses cuidados está incluso a saúde bucal, por meio de um trabalho multidisciplinar que envolve o pediatra e o odontopediatra na prevenção de problemas ortodônticos e periodontais futuros. A recomendação da Associação Brasileira de Odontopediatria e da Sociedade Brasileira de Pediatria é que a primeira consulta no odontopediatra seja realizada antes de erupcionar o primeiro dente decíduo (que geralmente ocorre entre 6 e 12 meses de idade).

As informações sobre os cuidados com a saúde bucal na primeira infância, quando passados precocemente aos pais, previnem ou minimizam o surgimento de alterações bucais relevantes como a cárie e doença periodontal.

A cárie é uma das doenças crônicas mais comuns na infância. Segundo a Pesquisa Nacional de Saúde Bucal realizada no Brasil em 2010, cerca de 48% das crianças de cinco anos de idade possuíam pelo menos um dente cariado não tratado.

Nas consultas odontológicas o odontopediatra fornece orientações específicas em relação:

  • à sequência de erupção;
  • à importância do aleitamento materno para o correto desenvolvimento ósseo e musculatura oral;
  • à importância do amadurecimento das funções orais – respiração nasal, sucção, deglutição e mastigação;
  • a hábitos bucais prejudiciais;
  • à importância da criação de hábitos alimentares saudáveis;
  • à higiene bucal;
  • ao uso controlado do flúor;
  • ao traumatismo dental.

A criança que tem o acompanhamento de um odontopediatra terá menos possibilidade de desenvolver a cárie e, no caso de haver necessidade de uma intervenção, o vínculo estabelecido entre a criança, o profissional e os pais proporcionará uma consulta mais tranquila. Atualmente, a odontopediatria trabalha com o conceito de determinar qual o possível risco que a criança tem para desenvolver precocemente lesões cariosas, a fim de mantê-la livre desta doença crônica.

 

Dr. Cecim El Achkar
Médico Pediatra
CRM/SC 2239 RQE 1779

Onde estamos

Conheça nossas Unidades

Matriz

Vila Tenente Sapucaia, 66 Centro, Florianópolis, SC
CEP: 88015-280

A clínica está localizada em rua sem saída e possui convênio com estacionamento da rua.

Filial (nova unidade)

Irmã Benwarda, 83 | 4º andar, Centro
CEP: 88015-270

× Como posso te ajudar?