A Gripe – Previna-se

Chegamos no outono, logo se aproxima a estação mais fria do ano e, com ela, alguns cuidados contra doenças mais comuns no inverno são necessários. A gripe, por exemplo, tem sua maior incidência no inverno e sua transmissão ocorre pelo contato das vias respiratórias com secreções contaminadas que são eliminadas ao falar, tossir ou espirrar e, também, através das mãos e objetos contaminados, quando entram em contato com mucosas (boca, olhos, nariz).

Os sintomas da gripe são, geralmente, febre, tosse e dor na garganta, podendo ser acompanhados de outros, como dor de cabeça, dor muscular e nas articulações. Como cuidados preventivos gerais, o Ministério da Saúde orienta ações simples como lavar as mãos várias vezes ao dia, cobrir o nariz e a boca ao tossir e espirrar, não compartilhar objetos de uso pessoal, entre outros. Contudo, o recurso mais eficaz na prevenção contra a gripe e suas complicações é a vacinação, sendo eficaz em até 90% dos casos.

Atualmente, existem duas possibilidades de vacinas disponíveis: a trivalente e a quadrivalente. Contudo, é orientação da SBIm (Sociedade Brasileira de Imunização) o uso preferencial das vacinas quadrivalentes, justamente pelo seu maior espectro de proteção. As reações à aplicação da vacina são pouco comuns, mas, quando ocorrem, podem se manifestar na forma de dor local, febre e mal-estar, que duram cerca de um ou dois dias. Todos, a partir dos 6 meses de idade podem ser vacinados contra a gripe.

 

Fique atento aos grupos de risco:

  • Crianças de 6 meses a 5 anos;
  • Gestantes;
  • Idosos;
  • Profissionais da saúde;
  • Pessoas com doenças crônicas e outras doenças que comprometam a imunidade;
  • Pessoas em contato constante com indivíduos pertencentes ao grupo de risco, para que não sejam transmissores da doença.

 

Informe-se sobre os prazos de vacinação e previna-se: vacinar é um ato de amor!

Onde estamos

Conheça nossas Unidades

Matriz

Vila Tenente Sapucaia, 66 Centro, Florianópolis, SC
CEP: 88015-280

A clínica está localizada em rua sem saída e possui convênio com estacionamento da rua.

Filial (nova unidade)

Irmã Benwarda, 83 | 4º andar, Centro
CEP: 88015-270

× Como posso te ajudar?