A alimentação das crianças no inverno

Pais são seres preocupados por natureza. E elas se somam, nunca se dirimem. É assim desde que os filhos nascem e segue assim conforme eles se desenvolvem e fazem novas descobertas. A cada refeição a preocupação intrínseca é como deve ser a alimentação das crianças. Sobre esse assunto, há algumas orientações na Área do Paciente, disponível para todos. Só não consta lá as informações a seguir.

Entendendo como deve ser a alimentação das crianças

É de conhecimento de todos que um dos pilares para uma vida saudável é a boa alimentação. O consumo deficiente de vitaminas e minerais, e a ingestão exagerada de alimentos gordurosos, ricos em açúcar, corantes e sal, está diretamente relacionada a incidência de algumas doenças. Ou seja, o que se coloca no prato dos pequenos influencia diretamente na saúde deles.

Uma alimentação rica em nutrientes colabora com a resistência imunológica do organismo. Isso significa que crianças alimentadas da forma correta estão menos propensas a ter gripes e resfriados no período de inverno, por exemplo. O cuidado em relação a como deve ser a alimentação das crianças durante todo o ano é o que também permite mantê-las protegidas.

Reforço na alimentação sazonal

Em épocas do ano como o inverno, a tendência é crianças e adultos preferirem alimentos com mais calorias, que contenham carboidratos e gorduras. O adequado é a família toda optar por aveias, pães integrais, nozes e castanhas. Esses alimentos não só possuem os carboidratos tão cobiçados, como também fornecem energia, são fontes de vitaminas e fibras para o organismo.

Como a aceitação das frutas é menor no período de temperaturas mais baixas, a sugestão é ser criativo na hora de oferecê-las. Uma alternativa é servi-las picadas ou em forma de espetinhos, cobertas com aveia em flocos. As que possuem maior quantidade de vitamina C (bergamota, laranja, kiwi, abacaxi) são ideais para serem consumidas no inverno.

Os legume também não podem faltar nas refeições. Incluí-los em pratos quentes é a forma mais fácil e convidativa de as crianças consumi-los até o retorno do verão. Normalmente eles são ingredientes das sopas, mas também pode ser usados como recheio de pastéis assados, arroz de forno e outros pratos feito no forno ou fogão.

E mesmo que a sensação de sede seja menor do que a dos dias mais quentes, não significa que água e outros líquidos não sejam necessários. A hidratação do corpo deve ser mantida, pois é importante para as células e diversas funções do organismo. É difícil recusar um chá quentinho ou um suco de laranja preparado na hora. Assim, já dá para passar o inverno com algumas preocupações a menos, não?!

Onde estamos

Conheça nossas Unidades

Matriz

Vila Tenente Sapucaia, 66 Centro, Florianópolis, SC
CEP: 88015-280

A clínica está localizada em rua sem saída e possui convênio com estacionamento da rua.

Filial (nova unidade)

Irmã Benwarda, 83 | 4º andar, Centro
CEP: 88015-270

× Como posso te ajudar?