Especialidades

Nefrologia Pediátrica

 

A nefrologia pediátrica é uma subespecialidade da pediatria. O médico apto para atuar como nefrologista pediátrico é pediátrica e se especializou em nefrologia pediátrica. O cuidado e o tratamento é voltado para as doenças clínicas do aparelho excretor, ou seja do aparelho urinário.

É importante ressaltar que existe uma diferença entre a nefrologia e a urologia. A nefrologia cuida das doenças clínicas que afetam o sistema urinário e a urologia é uma especialidade cirúrgica que cuida dos procedimentos cirúrgicos do aparelho urinário e das doenças relacionadas a este sistema.

O momento ideal para procurar um nefrologista pediátrico é diante de sinais e sintomas relacionados ao aparelho urinário como: alterações urinárias (mudança na características da urina, do jato urinário e do hábito miccional, dor lombar, abdominal, vesical ou peniana); história de hipertensão arterial, cálculos renais, presença de sangue na urina, edema (inchaço) principalmente facial e em caso de história familiar de doença renal crônica com necessidade de diálise e/ou transplante renal.

Equipe:

Voltar