Blog

CONHEÇA O SEU ATÓPICO

19/06/2020

As crianças atópicas são uma variante da raça humana, muito interessante.

Os médicos, e principalmente os PEDIATRAS, devem conhecer algumas das características psíquicas dos seus pequenos clientes, e com isto poderem orientar melhor os pais. São crianças muito ATIVAS, e ao entrarem no consultório, antes mesmo da anamnese, já podemos fazer o diagnóstico de criança ATÓPICA. Na minha experiência médica, faço uma descrição detalhada de algumas particularidades destas crianças atópicas:

 LABILIDADE EMOCIONAL: os atópicos passam de alegria à tristeza e vice-versa rapidamente e comumente varias vezes ao dia, dependendo de múltiplos fatores sem relação com a intensidade e importância das causas.

 COMPETITIVIDADES: são quando estimulados, muito competitivos e alcançados os objetivos, normalmente abandonam, seja nos esportes, nas artes, e outras atividades. Um exemplo clássico é o americano SPITZ, recordista de medalha de outro nas Olimpíadas de Montreal, na natação.

 SENSIBILIDADE: Há neles, uma sensibilidade muito grande para com os animais, o meio ambiente e principalmente as artes. Grandes gênios da pintura, escultura e música eram atópicos.

 AFETIVIDADE: são muito afetivos, gostam de receber, mas só dão afeto quando querem, neste caso chegam a ser até exagerados, cobrindo o pai ou a mãe com excesso de beijos e abraços.

 PERSONALIDADE: Esta característica é marcante e na criança atópica aparece na forma de teimosia. São aqueles que desafiam os pais quando sujeitos a castigo corporal, “pode bater até matar, que não se entrega”. Quando adultos farão a faculdade que desejarem, sem a influência dos pais, e casarão com quem escolherem, esteja os familiares a favor ou contra, neste último caso melhor, será um desafio.

 HIPERATIVIDADE: Há muitas vezes uma discordância entre o que um atópico se alimenta e a energia física que dispende. Estão sempre em atividade frenética, e não é qualquer babá que consegue administrá-los. Esta é uma razão para que pratiquem esportes fisicamente desgastantes.

 INTELIGÊNCIA: Atópicos são inteligentes por natureza, aprendem tudo com facilidade e têm uma curiosidade acima do normal. Desmontam brinquedos para saber como funcionam, e perdem o interesse pelos mesmos quando descobrem. Na escola muitas vezes são “alunos problema” porque aprendem com mais facilidade e perdem o interesse durante as aulas, prejudicando o grupo por sua inquietude. Frequentemente são encaminhados à orientadora e mesmo a psicoterapeutas, o que é um erro gravíssimo.

Os professoras e psicólogos e mesmo psiquiatras infantis, deveriam saber mais sobre o perfil e as características das crianças atópicas, para que as mesmas não sejam tratadas como doentes. Falar destas características aos pais da criança atópica é de extrema ajuda na educação dos mesmos e na condução das várias doenças a que estão sujeitos. A comparação pelos pais de um filho atópico com outro irmão não atópico, leve os mesmo a discriminarem o atópico por razões óbvias descritas acima, e porque ele vai dar muito mais trabalho, mas em compensação vai se dar bem melhor na vida a maioria de suas atividades.

 

Dr. Jorge de Souza Filho

Revista PEDIATRIA DIA A DIA – Abril/Maio 98

Florianópolis/SC

Voltar