Desidratação, o mal do verão

O verão é a estação mais alegre e descontraída e a desidratação é um dos seus maiores vilões. Essa época do ano, apesar de muito aguardada por grande parte das pessoas e programada para ser aproveitada, também é o período causador dos maiores problemas de saúde. Nessa época, aparecem algumas doenças causadas, principalmente, pelo calor excessivo e pela ingestão de alimentos contaminados, uma vez que, com o calor muito intenso, os alimentos deterioram-se com facilidade, principalmente, o leite e a maionese, além do aumento da possibilidade de contaminação da água. Há, ainda, uma liberdade maior das pessoas – que soltam mais as crianças, as quais ficam menos protegidas e cuidadas.
Dentre os problemas mais frequentes durante o verão, a desidratação é o maior. A idade em que a desidratação ocorre com mais frequência é entre seis meses e dois anos de idade e trata-se da perda, pelo organismo, de quantidade excessiva de água e sal, sem reposição adequada, através de vômito, diarreia, febre, falta de ingestão de líquidos, ou, finalmente, por sudorese intensa.
Pode-se evitar a desidratação dando sempre água fervida ou filtrada, muito líquido na forma de chás ou sucos naturais e através da ingestão de alimentos naturais e frescos. Outro cuidado importante é o de nunca ingerir alimentos dos quais não se conhece a procedência. Todos os alimentos devem ser conservados na geladeira e bem lavados antes de serem ingeridos, assim como os recipientes, como mamadeiras, copos, pratos e talheres. Em lanchonete ou restaurante, evitar dar à criança salgadinhos e maionese.
Outro cuidado importante, é evitar exposição prolongada ao sol, principalmente, entre às 10h e 16h. Deixar a criança com pouca roupa e em ambiente bem arejado também é essencial. Caso ela esteja com diarreia, vômitos ou febre, procure um posto de saúde, hospital ou o pediatra de confiança. Em caso de vômitos e diarreia, deve-se, também, suspender a alimentação sólida e oferecer água, chá ou soro para ela, um pouco de cada vez (1 colher de chá – de 1 em 1 minuto).
A desidratação é uma doença grave, que pode matar em 12 horas. A cólera mata, por exemplo, porque desidrata a pessoa que a possui. Assim, diante de sinais de desidratação, não se deve esperar para outro dia, deve-se procurar recursos médicos de imediato, pois o segredo da recuperação está na precocidade do tratamento correto.
Vamos fazer do verão uma estação de férias felizes, cuidando bem da alimentação e da saúde dos nossos filhos!

Dr. Cecim El Achkar
Pediatra e Educador

Onde estamos

Conheça nossas Unidades

Matriz

Vila Tenente Sapucaia, 66 Centro, Florianópolis, SC
CEP: 88015-280

A clínica está localizada em rua sem saída e possui convênio com estacionamento da rua.

Filial (nova unidade)

Irmã Benwarda, 83 | 4º andar, Centro
CEP: 88015-270

× Como posso te ajudar?