Vacinas

Tríplice Bacteriana Acelular

Tríplice Bacteriana Acelular

Proteção: Difteria, Tétano, Coqueluche.

Esquema: indicado um primeiro reforço aos 4  e 5 anos.  E um segundo reforço entre 9 e 10 anos.

A vacina combinada tríplice acelular + polio (vírus inativado) pode ser administrado no reforço de 4 a 5 anos, devido a sua proteção mais abrangente.

Esquema para Recém Nascidos: 2 meses, 4 meses, 6 meses e aos 15 meses, nas vacinas combinadas: hexavalente acelular e pentavalente acelular.

Esquema para adultos: orienta-se fazer apenas 1 dose, pois, considera-se que o mesmo já tenha feito o esquema vacinal completo na infância. E uma dose de reforço a cada 10 anos.

Pacientes que tenham orientação de fazer 3 doses, orienta-se fazer as 2 primeiras doses no posto com a Dupla e a 3ª dose na Clínica ou a 1ª na Clínica e as outras duas no Posto.

Para indivíduos que pretendem viajar para países os quais a poliomielite é endêmica, recomenda-se a vacina tríplice bacteriana acelular com a polio inativada combinada (dtpa + polio)

Esquema para gestantes: está indicada para gestantes a partir da 27ª semana de gestação até a 36ª semana, sendo que quanto mais no final da gestação maior será a eficácia da vacina. Esta vacina é indicada para cada gestação. É importante orientar os demais familiares que terão contato com o bebê (pai, avô, irmão etc.), para proteção contra coqueluche.

Posto X Clínica: se difere por apresentar reações adversas BEM MENOS intensas quando comparadas com a Tríplice de células inteiras, disponível na rede pública.

Voltar