Por que surgem doenças nas crianças?

Muitas crianças nascem saudáveis, outras, porém, já nascem com algumas doenças que, com tratamento, podem ser melhorados ou curados. São exemplos os problemas cardíacos, ortopédicos, renais, oculares e os de atraso mental em diferentes níveis, como a síndrome de Down, paralisia cerebral e outras síndromes. Algumas crianças, por influência do lar onde nascem, podem ter mais ou menos problemas de saúde. Por exemplo, as crianças que são amamentadas ao seio por mais tempo são mais saudáveis e se ficam doentes, essas doenças são mais leves.

Durante os primeiros seis meses de via, não é comum a criança ficar doente. A infecção urinária, contudo, é uma das doenças que podem ocorrer nos primeiros meses de vida, com sintomas muito atípicos. Já a criança que apresenta problemas respiratórios de repetição, nesse período, apresenta atopia da via respiratória que provavelmente carregará por toda sua vida. As doenças respiratórias de repetição mais comuns na infância são as bronquites – asma –, sinusites, rinites, amigdalites, pneumonias e o aumento das adenoides. Qual deve ser a conduta do médico nesses casos? Investigar e descobrir quais são as causas destas infecções e, então, tratá-las.

As alergias são responsáveis por grande número de infecções de repetição. Elas podem ser decorrentes do ambiente, como as causadas por ácaro, poeira, cheiro de cigarro e outros; alimentares, como as alergias ao leite de vaca, clara de ovo, amendoim e frutos do mar. No primeiro ano de vida, a alergia ao leite de vaca é a mais comum. A partir do segundo ano de vida, os alérgenos mais comuns são a clara do ovo, o trigo, a soja, o amendoim e os frutos do mar. As principais causas de infecção de repetição são as alergias respiratórias, alergias ambientais, o refluxo gastroesofágico, as deficiências de vitaminas A, D e Zinco, verminoses, principalmente a giardíase, anemias e doenças congênitas, distúrbios emocionais, entre outras. O refluxo gastroesofágico, por exemplo, pode causar tanto problemas respiratórios, quanto problemas grastrointestinais e, quanto mais precocemente for tratado, mais rapidamente se dará a cura.

As alergias respiratórias são aquelas causadas por ácaros, fungos e pelos de animais. O quarto é o lugar onde elas mais aparecem. O ácaro, a poeira, o carpete, o mosquiteiro e a umidade são os grandes responsáveis pelos quadros respiratórios persistentes.

Os problemas emocionais ocorrem, principalmente, no lar. Os pais estando bem, os filhos igualmente estarão. O exemplo dos pais é fundamental para o crescimento harmonioso e feliz dos filhos, através dele, a criança cria o modelo para a vida adulta. Quando o modelo não é bom, essa criança, na idade adulta, vai sofrer muito mais para tentar modificar os padrões vividos na infância.

O futuro da Pediatria está em criar métodos diagnósticos mais precoces e menos traumáticos. Estimular o planejamento familiar, no qual os filhos possam ser desejados, gerando lares com crianças livres e com menos doenças. Proporcionar ao pediatra acesso a cada lar para fazer o diagnóstico real e completo para que as soluções propostas sejam realmente cumpridas pelos pais ou responsáveis pela criança.

O futuro da humanidade começa pela saúde perfeita física e mental da criança. Precisamos criar uma geração que saiba viver os verdadeiros valores de uma vida feliz, onde o SER guie todos os passos dessa criança, eliminando o lema que guia a nossa atual sociedade: o TER.

Dr. Cecim El Achkar

Pediatra e Educador