Vacinas Pneumo 13 e Pneumo 23

As doenças pneumocócicas são causadas por uma bactéria conhecida, comumente, como pneumococo, cujos sorotipos podem ocasionar doenças pneumocócicas invasivas (como, por exemplo, meningite, pneumonia bacteriana e septicemia) e doenças pneumocócicas não-invasivas (pneumonia, otite e sinusite, por exemplo). A transmissão do pneumococo ocorre através de gotículas de saliva e muco, sendo que, em alguns casos, os portadores da bactéria não apresentam sintomas da doença, mas podem infectar outras pessoas.

Não há restrição de idade para que se contraia alguma doença pneumocócica, porém, algumas idades ou quadros de saúde apresentam maior predisposição à manifestação de algumas delas, como é o caso de pessoas acima de 50 anos, ou pacientes com doenças cardíacas e pulmonares. Em crianças menores de 5 anos, as doenças pneumocócicas estão entre as principais causas de morte preveníveis. As vacinas disponíveis mais efetivas na atuação contra as doenças pneumocócicas são as vacinas pneumo 13 e a pneumo 23.

A vacina pneumocócica conjugada 13-valente (pneumo 13) previne cerca de 90% das doenças graves em crianças no primeiro ano de vida. Sua atuação é contra doenças causadas por 13 sorotipos de pneumococos, como são os casos da meningite (inflamação das membranas que envolvem o sistema nervoso central), septicemia (infecção generalizada), bacteremia (infecção na corrente sanguínea), pneumonia (inflamação dos pulmões, geralmente devida a infecção) e otite média (inflamação no ouvido). A vacinação é essencial para a prevenção a estas doenças, mas, também, na diminuição da disseminação da bactéria entre outras crianças.

Existe, na rede pública de saúde, a vacina pneumocócica conjugada 10-valente, contudo, sua proteção abrange apenas 10 sorotipos de pneumococos, o que reduz para 70%, a proteção contras as doenças pneumocócicas. Por esse motivo, crianças com o esquema completo com a vacina pneumo 10, podem administrar, conforme recomendação da SBP (Sociedade Brasileira de Pediatria) e a SBIm (Sociedade Brasileira de Imunizações), uma dose adicional da pneumo 13 com o objetivo de ampliar a proteção.

As crianças, contudo, não são as únicas beneficiadas. A vacina pneumo 13 atua em adultos na proteção contra a pneumonia e doenças invasivas e, por tratar-se de uma vacina inativada, não há possibilidade de que ela cause alguma das doenças contra as quais previne, dispensando cuidados especiais mais específicos antes da vacinação.

Já a vacina pneumocócica 23-valente (polissacarídica) contém 23 sorotipos do pneumococo e abrange 90% dos principais sorotipos causadores das doenças pneumocócicas, protegendo contra pneumonia e infecções respiratórias de repetição. A vacinação está indicada a partir de 2 anos, mediante orientação médica e para adultos, especialmente acima de 50 anos. Fique atento aos esquemas e previna-se: vacinar é um ato de amor!

 

Vacina pneumocócica conjugada 13-valente (pneumo 13)

 

Para crianças a partir de 2 meses
2 meses4 meses6 meses1 ano – 1a3m
xxxx

 

Para adultos acima de 50 anos
Pneumo 13Após 6 meses
Uma doseUma dose da pneumo 23

 

É importante lembrar, ainda, que, quando a vacinação é iniciada fora das faixas etárias citadas acima, o esquema de vacinação pode sofrer alterações. Procure um médico e clínica de sua confiança para saber qual o melhor esquema para sua família.

 

Pneumocócica 23-valente (Pneumo 23)

 

A partir de 2 anos (sob orientação médica)
Primeira doseReforço
Dose únicaApós 5 anos

 

 

Para adultos acima de 50 anos (que já tenham feito a pneumo 13)
Pneumo 13Após 6 meses
Uma doseUma dose da pneumo 23

 

Onde estamos

Conheça nossas Unidades

Matriz

Vila Tenente Sapucaia, 66 Centro, Florianópolis, SC
CEP: 88015-280

A clínica está localizada em rua sem saída e possui convênio com estacionamento da rua.

Filial (nova unidade)

Irmã Benwarda, 83 | 4º andar, Centro
CEP: 88015-270

× Como posso te ajudar?