A importância do estímulo na primeira infância

A primeira infância é uma fase muito importante para o desenvolvimento, em diversos aspectos: físicos, sociais, emocionais, cognitivos, etc. É nessa fase que o cérebro está mais receptivo aos novos estímulos e para adquirir novas habilidades.

Na primeira infância o cérebro passa por grandes mudanças. Ele cresce, desenvolve-se e vivencia períodos sensíveis para algumas aprendizagens. Por isso, um ambiente com experiências significativas e recursos físicos adequados tornam-se importantes. Porém, mais do que isso, a criança necessita de um lugar intensificado pelo cuidado, pela responsabilidade e pelo afeto de um adulto comprometido.

O papel fundamental dos pais, cuidadores e educadores é o de cuidar, dar e promover um ambiente propício para que o processo natural de desenvolvimento ocorra positivamente, bem como, assumir a sua função e responsabilidade na contribuição externa neste mesmo processo.

Como fazer o estímulo na primeira infância?

Então, como estimulá-las? O estímulo na primeira infância tem como função desenvolver as potencialidades das crianças e é realizado por meio do brinquedo, de brincadeiras, de jogos, de exercícios e várias outras maneiras que beneficiam o potencial cerebral da criança, desenvolvendo assim seu lado físico, emocional e intelectual. Uma criança adequadamente estimulada tem mais capacidade de aprendizagem e facilidade em adaptar-se ao seu meio, e de relacionar-se com as outras pessoas.

As crianças necessitam ter uma rotina bem planejada, estruturada e organizada para o seu melhor desenvolvimento, que proporciona conforto, segurança, maior facilidade de organização espaço temporal e diminua o sentimento de estresse que uma rotina desestruturada pode ocasionar.

As crianças precisam, também, de tempo para brincadeira, lazer e diversão. A brincadeira exercita a criatividade, estimula a imaginação e permite a expressão dos sentimentos. Ela é de fundamental importância para o desenvolvimento infantil na medida em que a criança pode transformar e produzir novos significados.

É importante que os pais, cuidadores e educadores não pulem etapas do desenvolvimento, e proporcionem atividades com brincadeiras e brinquedos compatíveis para cada idade. As atividades extracurriculares, como aulas de balé, inglês, futebol, auxiliam no desenvolvimento da criança, mas em excesso podem prejudicar o desenvolvimento saudável, deixando-as cansadas e irritadiças. Além disso, é imprescindível que as crianças estejam realizando atividades extracurriculares que lhes interessam, para que as realizem pelo prazer e não pela obrigação.

Onde estamos

Conheça nossas Unidades

Matriz

Vila Tenente Sapucaia, 66 Centro, Florianópolis, SC
CEP: 88015-280

A clínica está localizada em rua sem saída e possui convênio com estacionamento da rua.

Filial (nova unidade)

Irmã Benwarda, 83 | 4º andar, Centro
CEP: 88015-270

× Como posso te ajudar?